Dois pratos tradicionais da culinária do Espirito Santo, apropriados para esse período da Semana Santo. A torta e a moqueca capixaba. Aqui está a receita das duas como sugestão aos amigos dos blog.
TORTA CAPIXABA
Ingredientes
Cebola, alho, azeite doce, azeitona, limão, coentro, cebolinha verde, tomate a gosto
½kg de palmito natural previamente cozido
200gr de siri desfiado e cozido
200gr de caranguejo desfiado e cozido
200gr de camarão cozido
200gr de ostra cozida
200gr de sururu cozido
200gr de badejo desfiado e cozido
500gr de bacalhau desfiado e cozido.
Obs: para cozinhar esses ingredientes, faz-se as moquecas de cada um e retira-se todo o caldo, deixando-os o mais seco possível.
Modo de Preparo
Prepare um refogado com cebolas, alho, pimenta, azeite doce, azeitonas e limão. Leve ao fogo com o palmito natural e espere até desaparecer a água e ganhar consistência.Junta-se, depois de limpos, desfiados, cozidos e espremidos os ingredientes acima, mexendo até evaporar a água. Retire para esfriar um pouco e misture uma parte da espuma de 6 (seis) claras em neve com as gemas.
Quando se adicionarem os temperos aos mariscos, deve-se colocar o bacalhau para enxugar e dar liga à massa. Cozinha-se à parte 6 (seis) ovos (que servirão apenas para enfeite) juntamente à azeitona e umas rodelas de cebola.
Coloca-se a massa em uma panela de barro, leva-se ao forno, retirando-a quando a espuma estiver bem coradinha. Este prato é especialmente servido pelos capixabas por ocasião da Semana Santa.
MOQUECA CAPIXABA
Ingredientes
2 kg de peixe fresco (badejo, papaterra, pargo, robalo ou cação)
4 a 5 maços de coentro;
2 cebolas pequenas;
Tomate a gosto;
2 limões;
Azeite doce;
Urucum;
Pimenta a gosto;
Farinha de mandioca.
MODO DE FAZER: Limpe bem o peixe, corte-o em postas e deixe-o em uma vasilha com sal e o suco de 1 limão. Conserve assim pelo menos por uma hora. Separe a cabeça para o pirão! Utilizando uma panela de barro grande, coloque: Duas colheres de óleo, uma de azeite doce (se preferir, pode colocar mais de uma!), cebola verde, cebola branca, coentro (tudo bem picadinho!), tomate (que pode ser picado em rodelas ou em quatro pedaços!) e tempero "Colorau". Em seguida arrume as postas do peixe e repita a camada de temperos picados. Não adicione água ou sal. Cozinhe em fogo brando e quando abrir fervura, coloque umas poucas gotas de limão. Não espere ferver, caso contrário o peixe endurece! Tampe. Espere uns 10 (dez) minutos e experimente o sal.
ATENÇÃO! - Para o Pirão, o processo é o mesmo. Depois de cozida a cabeça, acrescente água fervendo e deixe que a carne cozinhe até quase desmanchar. Retire os ossos, experimente o sal e acrescente a farinha de mandioca, mexendo sempre para não embolar. Pronto! Sirva na panela de barro e tenha um bom apetite
Marco Sobreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário