terça-feira, 6 de abril de 2010

Rosa Parks, nascida Rosa Louise McCauley 1913-2005









Ativista símbolo da luta anti-racista americana

“ As lembranças de nossa vida, de nosso trabalho e de nosso desejo continuarão vivas nos outros.”



Reconhecida como a mãe do movimento moderno americano pelos Direitos Civis, Rosa Parks nasceu em 4 de fevereiro de 1913, em Tuskegee, estado do Alabama, Estados Unidos. A costureira negra norte-americana tornou-se conhecida em 1° de dezembro de 1955, por ter se recusado a ceder seu lugar no ônibus a um branco, desafiando a lei do apartheid racial no Alabama, que exigia que pessoas negras abrissem mão de seus lugares no transporte público para pessoas brancas. Chegou a ser presa e multada.

A atitude solitária e corajosa de Rosa foi acolhida pelo pastor negro Mártir Luther King, que incitava seus fiéis a rejeitarem o transporte oferecido pelos brancos sem o devido respeito. Pregava a teoria “say at less... I`m black, I`m proud” (diga ao menos... Sou negro, tenho orgulho). Esse movimento resultou num boicote ao transporte público por quase um ano. Obteve grande repercussão na década de 50 nos Estados Unidos e mudou completamente a história dos direitos civis dos negros americanos, influenciando gerações de negros no mundo inteiro.

Em 1957, depois de ter perdido o emprego e recebido ameaças de morte, Rosa e seu marido, Raymond, se mudaram para Detroit, onde ela trabalhou como assistente no escritório de um congressista democrata.

"A verdadeira razão de eu não ter cedido meu banco no ônibus foi porque senti que tinha o direito de ser tratada como qualquer outro passageiro. Agüentamos aquele tipo de tratamento por muito tempo", disse Rosa em 1992 a respeito de seu ato em 1955.

Ela escreveu quatro livros sobre sua história, o último foi em 1996, Eu sou Rosa Parks, em conjunto com Jim Parkins, para pré-escolares. Entre muitas homenagens e títulos de honra, Rosa Parks foi premiada pelo governo americano com a Medalha Presidencial pela Liberdade, em 1996. E, em 1999, o Congresso americano outorgou a ela a Medalha de Ouro, a mais alta honraria civil. Faleceu em Detroit, estado de Michigan, aos 92 anos.

Rosa and Raymond Parks Institute for Self-Development
65 Cadillac Square
Suite 2200
Detroit, MI 48226
www.rosaparks.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário