sexta-feira, 2 de julho de 2010

AS LIÇÕES DA ÁFRICA DO SUL.

Futebol para nós brasileiros é coisa séria, faz parte de nossa cultura, estamos hoje todos muitos tristes com a eliminação da nossa seleção. Algumas lições precisam ser tiradas desta grande decepção para que a gente não corra o risco por sofrimento ainda maior em 2014, dentro de nossa casa, repetir 1950 é tudo que não merece nosso povo. A seleção é de todos e infelizmente alguns espertalhões tentam tirar proveito político desse amor imenso que sentimos pelo futebol, desde Médici que presidentes de plantão usam esse filão, agora contrariando a tradição, Dunga e seus jogadores se viram obrigados a ir beijar a mão do Lula no embarque, acabando por confirmar a fama de tremendo pé frio do Presidente e esperamos que políticos não metam mais o futebol em suas pretensões eleitoreiras.


Voltando ao futebol, essa seleção nunca nos convenceu, e se fosse vitoriosa prestaria um desserviço ao futebol brasileiro, definitivamente esse futebol de resultados, retrancado, com três volantes de marcação não representa e não faz jus ao time pentacampeão. O verdadeiro futebol brasileiro é o que hoje pratica o Santos, ofensivo, criativo, mais preocupado em fazer do que levar gols, futebol brasileiro era o da seleção do Telê Santana, que apesar de não ser campeão, fez um enorme bem ao nosso esporte preferido. Outro equívoco foi o treinador, inexperiente, teimoso, mal educado com a imprensa, incapaz de reconhecer o erro e se achando o dono da razão. Montou um seleção burocrática, previsível e com jogadores limitados , tornando-nos presa fácil da Holanda que bastou jogar só 45 minutos para sepultar o sonho de hexacampeonato.

Com Kaká , nossa]o maior jogador, nossa maior esperança, claramente sem condições físicas ideais , meia boca, como se diz na gíria futebolística, nosso meio de campo não foi capaz de municiar o Luiz Fabiano e Robinho que acabaram facilmente anulados pela defesa . Se fizermos uma análise sem paixão, veremos que fizemos um jogo sofrível com a Coréia do Norte, um jogo horroroso contra Portugal e ganhar do Chile, nosso tradicional freguês trouxe a falsa impressão que poderíamos ser campeões. Bastou enfrentar um time de melhor qualidade como a Holanda para evidenciar nossa fragilidade. Há males que vem para o bem, talvez essa derrota de hoje tenha nos livrado de um vexame maior frente a Argentina ou Alemanha.

Cada brasileiro é um técnico de futebol e todos nós queríamos Ronaldinho Gaúcho, Neimar e o Paulo Henrique Ganso na seleção, menos o grandioso técnico Dunga que preferiu jogadores do “seu grupo”, homens de confiança como gostava de justificar a preferência por Julio Batista, Josué, Felipe Melo, Ramires, Grafite, Cleberson , alguns deles reservas em seus times. De positivo mesmo só o espírito de luta, a raça com que defenderam nossa bandeira, naturalmente insuficiente pra fazer disso um time campeão.

Fim da era Dunga, o próximo técnico precisa montar uma nova seleção visando a copa de 2014, que as duras lições da África do Sul sirvam para que nosso povo volte a se orgulhar de ter o melhor futebol do mundo. Por enquanto só nos resta assimilar a derrota e torcer contra os argentinos, porque seria demais, ainda ter que ver o Maradona pelado nas ruas de Buenos Aires.

Dr.Marco Sobreira
@marcosobreira2

Um comentário:

  1. se o Ricardo Teixeira ficar no comando da CBF até 2014 como conseguiu politicamente (então, deve ficar), temo que o Dunga seja apenas o "sofá" nessa história... E o Ganso operou o joelho durante a Copa! Ia ser mais um no noticiário médico da Seleção... Neimar, com a bola no pé, um espetáculo, mas andou muito "cai cai" e não iam marcar falta nele e quem sabe, armar conta ataque contra nós! O próximo técnico precisa de um novo comando na CBF... mas... o "sofá" basta para alguns...

    ResponderExcluir