quinta-feira, 6 de maio de 2010

O Motivo !!
















Motivo

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.

Cecília Meireles


A foto foi um presente da amiga @livroDPedroII

14 comentários:

  1. Lindo poema, que belo presente.

    E,por isso...que eu canto,amo,sofro,caio e levanto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bela reflexão da vida, e o "cantar" faz o viver bem melhor!
    Mensagem maravilhosa!! Parabéns pela escolha!

    ResponderExcluir
  3. Cecilia Meireles é mesmo uma mestra da sensibilidade.

    ResponderExcluir
  4. Legal esse poema! A vida sempre está completa, nós é que não vemos...

    Bjão!

    ResponderExcluir
  5. (...)Eu canto porque o instante existe
    e a minha vida está completa.
    Somos e sentimos tudo ao mesmo tempo, e isso é VIDA!

    Adorei!
    @carlafloresadv

    ResponderExcluir
  6. Parecer um pouko comigo.
    As vezes me pergunto.
    por ques estou aqui"
    As vezes pensor em desitir o que ainda nao iniçie.
    Mas desittir ja mas !!!
    A unica coisa que me restou e meu sorriso.
    tenho q continua rindo,
    Pensando que amanha sera uma dia melhor!
    Parabens
    @joeldoeka #OGentileza
    Nunca desista, de seus Sonhos \\0//

    ResponderExcluir
  7. LIndo poema. Ainda que as nossas vidas as vezes seja dificil
    precisamos lembrar que a vida nos oferece maravilhas de graça; sol, vento as estrelas a natureza e algumas pessoas e coisas que nos cercam.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Amei o poema!!
    "As pedras que tentam colocar no meu caminho são as mesmas que constroem o meu castelo, pois tudo que não mata fortalece.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Lindo poema!!!
    Sou fã de todos vocês deste blog O Gentileza...adoro todos vocês...são pessoas que fazem toda a diferença na minha vida e no mundo!!!! Beijos para todos.
    Mas também estou aqui, porque quero agradecer toda amizade e carinho que recebo da minha amiga: Cristiane Benedicto...
    Cris...te adoro amiga, você é uma das pessoas mais generosas que eu conheço...sua amizade me é muito importante...
    Beijoooooooooooossss pra você Cris!!!

    Valéria (@valeriacarvalh0)

    ResponderExcluir
  10. Nossa, q linda essa foto...

    Amei essa parte:

    "Eu canto porque o instante existe
    e a minha vida está completa.
    Não sou alegre nem sou triste:
    sou poeta."

    Bjão!

    ResponderExcluir
  11. Um pequena homenagem ao dia das mães.

    O ser fica escondidinho e guardadinho dentro de ti.
    Com todo cuidado do mundo vai sendo alimentado.
    Ela pouco se importa se este ser acabará por alterar
    a tua estética, suas pernas, seus seios entre outras coisas.

    Tu tem dores muitas vezes, carrega este ser até encurvada, mas cheia de alegria, orgulhosa, com esperança e
    resignada.

    Estava você criando uma nova vida...

    Ela crescia em ti...

    Em algum momento eu surgi do seu interior, direto de tuas entranhas...

    Não demorou muito e este agora bebê, disputava seu espaço em todo lugar. Berrava forte e não tinha vergonha para exigir o que queria...

    E você estava lá, pronta para atender esta pequena vidinha...

    Algum tempo depois, esta agora criança, fazia tantas artes que você até perdeu as contas. Sinceramente, eu acho que você nunca desejou se preocupar com isto, nunca contou quantas foram.

    Foram vários choros, gritos, manhas, e você estava sempre ali a escutar e embalar.

    Tu acolhia sorrindo aquela que as vezes fazia pipi no seu colo, aquela que as vezes por birra teimava, mas você não ligava e estava lá dando seu apóio e carinho.

    Ahhhh como esta criança é querida, não sei de onde tu trás tanta força e dedicação...

    A vida vai passando e esta criança evolui e agora quer a liberdade...

    Você parece entrar em desespero, poderia aquela que um dia foi a sua semente partir ?

    Tudo que você fez antes teria sido esquecido ?

    É claro que não.... É lógico que não....

    Um(a) filho(a) pode partir MIL vezes, mas nunca, NUNCA, nunca mesmo, pode esquecer aquela que fez tudo por ele(a), e está aqui neste momento para render a sua singela mas, sincera homenagem.

    Obrigado MAMÃEZINHA por me colocar no mundo...
    Obrigado MÃE por me ensinar a andar com minhas pernas...
    Obrigado MÃEZONA por me ajudar com as lições...
    Obrigado COROA por estar ao meu lado no casamento...
    OBRIGADO MINHA DEUSA por você EXISTIR

    Cris esta é a minha forma de homenagear; a MINHA; a SUA; as NOSSAS; mães....

    Claro que esta homenagem é pra VOCÊ também que é Mãe.

    Um amigo que lhe estima muito e sei que sabe quem é....

    Fico feliz em ser um anônimo....

    Não te preocupes mais mãe. fica em paz mãe. obrigado, mãe!

    ResponderExcluir
  12. Fiquei inspirada e acabei de fazer esta poesia. Espero que goste , Cris :)
    Bj Regina @LivroDPedroII

    Estação Dourada

    Eu vejo
    o sol dos anos dourados tragado pelo tempo.
    Eu vejo
    tempestade no mar levando destinos.
    Eu vejo
    folhas soltas esquecidas no passado.

    Vidas podem ser nubladas ou iluminadas
    num jardim em lágrimas ou risos.

    Nossas vidas como teias entrelaçadas
    evocam a luz ou nos afogam em dor.

    Todo jardim tem suas flores e suas pragas.

    Mas não perca mais tempo.

    Olhai para cima...
    Verás frutos dourados.
    Eles crescem e crescem...
    E das raízes profundas dessa árvore estrondosa,
    nascem os ramos da amizade

    Amiga,
    Você é uma estação dourada.
    Dos seus olhos emanam a luz do sol nascente
    De sua mão estendida brotam cores e cores neste meu jardim.

    Verde a amadurecer a nossa amizade
    Azul carregado de lágrimas
    Vermelho cuspido das crateras de raiva
    Mas por fim
    um brilho fresco
    sempre alivia as linhas de sua face

    Eu ouço
    risos numa chuva de verão
    Você está por perto
    Eu sinto.
    Assim com uma brisa
    O tempo pode nos distanciar
    Mas as memórias guardadas no jardim
    sempre estarão a brotar
    Na meia-estação
    Eu vejo
    que eu plantei com sementes de carinho
    Um amigo dourado
    sempre a me apoiar
    sempre a fazer o meu jardim florir.

    By Regina

    ResponderExcluir
  13. Não pretendo cair na mesmice de ficar elogiando a genialidade dessa notavel Cecília Meirelles porque seria chover no molhado.
    Porém, desta bela passagem que ela nos deixou eu extraio um grande ensinamento.
    Chorar na alegria ou sorrir na tristeza são atitudes que fazem a diferença na vida de quem sabe dar a volta por cima.

    "Se desmorono ou se edifico,
    se permaneço ou me desfaço,
    - não sei, não sei. Não sei se fico
    ou passo.
    Sei que canto. E a canção é tudo"

    Precisamos enfrentar as dificuldades com mais coragem e determinação, pois na vida é preciso aprender a levantar após a queda, sorrir, cantar, erguer a cabeça e seguir em frente em vez de ficar lamentando pelo caminho ou esperando que alguem sinta pena da gente.

    @DRLUIZSANTANNA

    ResponderExcluir
  14. Graça (DoBem_News )7 de maio de 2010 às 04:50

    Belíssimo poema de Cecília Meireles.

    "...atravesso noites e dias no vento..." linda frase, pois demonstra a força interior que permanece quando nos sentimos plenos e amadurecidos, embora sempre abertos à novas experiências e sentimentos.

    A foto comunga perfeitamente com o poema...parabéns meninas !

    Beijos !

    ResponderExcluir