sábado, 10 de abril de 2010

O que seria Gentileza?


Sempre que me deparo com situações adversas me vem a memória o que seria "gentileza", talvez um ato sóbrio de favorecer o semelhante em momentos de incapacidade ou de impotencialidade. Sabe, acredito que gentileza é uma virtude que temos que à estimular a cada dia, não somente atravessar o deficiente visual ou a velhinha no sinal, ou agachar-se pra pegar algo pra alguém que deixou cair no chão, temos que aplicar esta virtude até no nosso espaço, como por exemplo pedir licença pra se assentar ao lado de algum passageiro na poltrona do ônibus, não jogar lixo nas ruas (visando consequências posteriores), esperar o pedestre passar na faixa mesmo quando o sinal esta verde... Enfim temos vários exemplos "vivos" disto!


Muitas das vezes fazemos atos de gentileza esperando ser reconhecido por alguém, mas isto não poderia ser de forma alguma assim, Jesus nos ensinou isto: "Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão." (Mt 6:2)
Compreendemos que gentileza é uma virtude de poucos, o que temos muito são pessoas querendo se vangloriar daquilo que seria praticamente um ato de companheirismo e coragem, daí concluí-se que um espírito altruísta ou heroíco persiste em fazer aos outros aquilo que querem que nos façam! "Portanto tudo o que quiserdes que os homens vos façam, fazei-o assim também vós a eles." (Mt 7:12)

@Thannatus ◕◝̯◜◕

3 comentários:

  1. Sabe, acredito que gentileza é uma virtude Eu também penso que gentileza é uma virtude meu amigo!!
    Seja bem vindo!!
    è um grande prazer ter vc conosco !!

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando o comentario da minha amiga Cristiane
    Gentileza é uma vertude sem duvidas!

    bjoss

    ResponderExcluir
  3. Oiiiiiiiiiiii... Passando pra deixar meu bjo de algodão doce e abraço apertadinho de fechar os olhos de boas vindas!!!! Sua presença aqui vai nos alegrar sempre.

    ResponderExcluir