terça-feira, 6 de abril de 2010

Madre Teresa de Calcutá
















Prêmio Nobel da Paz em 1979, Beata em 2003 pelo Vaticano

“ O que você passou anos construindo, alguém pode destruir da noite para o dia. Construa assim mesmo."


A caridade ao mais pobre dos pobres
Madre Teresa de Calcutá, nascida Agnes Gonxha Bojaxhiu, em 27 de agosto de 1910, na República da Macedônia. Naturalizada indiana, a missionária católica dedicou-se a apoiar e recuperar os desprotegidos na Índia, através da congregação Missionárias da Caridade. Em 1931 foi para a cidade de Darjeeling, na Índia, onde fez noviciado no colégio das Irmãs de Loreto, professando votos de pobreza, castidade e obediência com o nome Teresa, em honra à Santa Teresinha.

Nos anos 30 e 40 lecionou Geografia no colégio Nossa Senhora do Loreto. Impressionada com os problemas sociais decorrentes da absoluta miséria da Índia, fez um curso de enfermagem rápido. Em 1946 reformulou sua trajetória, criou a congregação _ As Missionárias da Caridade, com o objetivo de ensinar as crianças pobres a ler e os bons hábitos de higiene. Adotou o hábito sári, nas cores branco e azul e o princípio de abandonar todos os bens materiais. Passou a angariar donativos e a difundir palavras de confiança em Deus. Em 1948 obteve a nacionalidade indiana. Em 1950 passou a auxiliar os doentes com lepra, expandindo esse trabalho a várias cidades do mundo em 1965.

Sua presença missionária foi se espalhando pelo mundo. No início, a Casa da Esperança e o Lar dos Moribundos, em Kalighat, em 1952. Com a Congregação da Madre Teresa de Calcutá, entre 1968 e 1989, esteve em países como Albânia, Rússia, Cuba, Canadá, Palestina, Bangladesh, Austrália, Estados Unidos, Ceilão, Itália, União Soviética, China, entre outros.
O reconhecimento mundial pelo seu trabalho foi em 1973, ao receber o Templeton Prize, e em 1979, com o Nobel da Paz. Considerada a missionária do século XX, morreu dia 5 de setembro de 1997, em Calcutá, com 87 anos. Recebeu funeral de Chefe de Estado, com milhões de pessoas que foram vê-la, entre eles, representantes mundiais. No dia 19 de outubro de 2003, o Vaticano beatificou Madre Teresa. Seu trabalho missionário continua através da Congregação que reúne três mil freiras e 400 irmãos, liderados pela irmã Nirmala, dando apoio aos mais necessitados em cerca de 160 cidades.

Mais frases:

"Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor.”
"Não podemos fazer grandes coisas na terra. Tudo o que podemos fazer são pequenas coisas com muito amor".

http://www.madreteresa.hpgvip.ig.com.br/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário