quarta-feira, 24 de março de 2010

O PODER DA DOÇURA (By Nadiavida)

O viajante caminhava pela estrada, quando observou o pequeno rio que começava tímido por entre as pedras. Foi seguindo-o por muito tempo. Aos poucos, ele foi tomando volume e se tornando um rio maior. O viajante continuou a segui-lo. 
Bem mais adiante, o que era um pequeno rio se dividiu em dezenas de cachoeiras, num espetáculo de águas cantantes.
 
A música das águas atraiu mais o viajante, que se aproximou e foi descendo pelas pedras, ao lado de uma das cachoeiras. Descobriu, finalmente, uma gruta.
 
A natureza criara com paciência caprichosa, formas na gruta. Ele a foi adentrando, admirando sempre mais as pedras gastas pelo tempo.
 
De repente, descobriu uma placa. Alguém estivera ali antes dele. Com a lanterna, iluminou os versos que nela estavam escritos. Eram versos do grande escritor Tagore, prêmio Nobel de literatura de 1913:
 
"Não foi o martelo que deixou perfeitas estas pedras, mas a água, com sua doçura, sua dança, e sua canção.
 
Onde a dureza só faz destruir, a suavidade consegue esculpir."
Autor desconhecido ou ignorado

4 comentários:

  1. Onde a dureza só faz destruir, a suavidade consegue esculpir."
    Autor desconhecido ou ignorado
    LINDO!!
    Vou levar essa frase para o nosso twitter !!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga Nadia ... lindo texto que você postou...a doçura, a gentileza, o Amor...têm o poder de transformar profundamente...tudo o que tocam...
    Beijos à você e a todas as minhas queridas amigas do O Gentileza...
    @valeriacarvalh0

    ResponderExcluir
  3. @valeriacarvalh0 Querida, que bom que gostou.... Ainda estou engatinhando mas logo, logo, estarei craque. Ainda mais que agora sou um mar de alegria. Ando tão bem, tão feliz, que até os problemas "domésticos" se tornam qse que insignificantes. Mais forte, mais tudo. Coração e alma abertos pro novo, pura doação. É assim q sou realmente, estava 1 pouco perdida de mim mesma... Estar aqui no O Gentileza foi um presentaço que quero poder retribuir. Visite-nos sempre. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Esse post me fez lembrar de uma frase que aprendi na minha infancia: "Só o amor constrói"
    De fato tudo o que é tratado com exasperada dureza, tende a se desfazer.
    A vida tem ensinado que um coração brando desarma o espírito exaltado, e que a palavra branda desvia o furor.
    O exemplo desse rio traduz um belíssimo ensinamento, pois seguindo suavemente a sua trajetória, desde a nascente, contornando pacientemente os obstáculos e avançando com paciencia, foi pouco a pouco abrindo caminho e desfazendo o duro rochedo, tendo nele esculpido com extrema suavidade a gruta que encantou aquele viajante.
    Para sermos bem sucedidos na vida devemos seguir o exemplo desse rio, evitando discórdias e tendo sempre o sorriso nos lábios uma palavra branda para as pessoas que nos cercam.
    Assim tambem conseguiremos quebrar os corações endurecidos e com doçura e suavidade neles esculpiremos várias grutas em forma de amizade sincera !!!

    @DRLUIZSANTANNA

    ResponderExcluir