segunda-feira, 22 de março de 2010

Por Cristiane Benedicto

Depois de "pesquisar" um pouco sobre o Gentileza, resolvi convidar pessoas mais proxima e queridas para JUNTAS, espalharmos um pouco de amor e poesia a pessoas que nos cercam , o Twitter é uma otima ferramenta para isso, em apenas 140 caracteres, podemos e devemos espalhar o amor e palavras Gentis, afinal o que os custa um Boom dia!!
Um Boa tarde!
Um Eu te amo !
Palavras como esses estão a cada dia mais "escapando" das nossas mãos!
Se ligamos a TV a midia tem nos mostrado muita dor, assaltos, medo, terror, e a cada dia mais ficamos acorrentados aos nossos medos e ansiedades.
Tudo depende de nós a cada dia podemos fazer um dia MELHOR juntos!Peço que leiam um pouco sobre o Gentileza, e Todos que queriam fazer parte dessa grande corrente são Bem -vindo!!


No dia 17 de dezembro de 1932, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano", o que foi considerado uma das maiores Fatalidades em Todo Mundo Circense . Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças.
O Profeta Gentileza pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou simplesmente "Profeta Gentileza".
Após deixar o local que foi denominado "Paraíso Gentileza", o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: - "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".
  • Gentileza foi homenageado na música pelo compositor Gonzaguinha, nos anos 1980; e também pela cantora Marisa Monte, nos anos 1990. As duas canções levam o nome Gentileza.
  • A canção de Gonzaguinha mostrava uma homenagem ao profeta, como se vê no trecho: "Feito louco / Pelas ruas / Com sua fé / Gentileza / O profeta / E as palavras / Calmamente / Semeando / O amor / À vida / Aos humanos". A canção de Marisa Monte, por sua vez, além de incentivar os valores pregados pelo profeta (no trecho "Nós que passamos apressados / Pelas ruas da cidade / Merecemos ler as letras / E as palavras de Gentileza"), retrata os danos ocorridos contra os murais, como diz o trecho: "Apagaram tudo / Pintaram tudo de cinza / Só ficou no muro / Tristeza e tinta fresca.".
  • Como todo profeta, Gentileza denuncia e anuncia. Denuncia este mundo, regido "pelo capeta capital que vende tudo e destrói tudo". Vê no circo destruido uma metáfora do circomundo que também será destruido. Mas anuncia a "gentileza que é o remédio para todos os males". Deus é "Gentileza porque é Beleza, Perfeição, Bondade, Riqueza, a Natureza, nosso Pai Criador". Um refrão sempre volta, especialmente nas 56 pilastras com inscrições na entrada da rodoviária Novo Rio no Caju: "Gentileza gera gentileza, amor". Convida a todos a serem gentis e agradecidos. Na verdade, anuncia um antídoto à brutalidade de nosso sistema de relações. É precursor, sob a linguagem popular e religiosa, de um novo paradigma civilizatório urgente em toda a humanidade. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2 comentários:

  1. Amo Todos Vcs seremos um Sucesso muito em breve

    ResponderExcluir
  2. Ser gentil sempre estará na moda. Juntas meninas, vamos distribuir pílulas de alegria e gentileza! É maravilhoso poder compartilhar com vocês um pouco do meu melhor, para poder cada dia mais, me tornar um ser de luz e melhor a todo instante! Beijo a todas. Beijos aos visitantes e seguidores! Nadiavida

    ResponderExcluir